O presidente Fernando Henrique Cardoso criticou ontem, em São Paulo, as declarações do megainvestidor George Soros, que em entrevista disse que o Brasil pode viver um caos se o candidato petista Luiz Inácio Lula da Silva vencer as eleições presidenciais.
São Paulo (AG e AE) – “Não há por que apostar contra o país. Torço pelo candidato do meu partido (José Serra), mas respeito a decisão que vier do povo”, disse o presidente. Fernando Henrique disse também que os fundamentos da economia estão sólidos e que até o Fundo Monetário Internacional (FMI) já reconheceu isso. O presidente ressaltou ainda que o mercado financeiro já se acalmou.
Segundo o presidente, a função do governo neste momento de nervosismo do mercado é “insistir no positivo”. “Trabalhar pelo Brasil neste momento é afastar fantasmas”, disse. Tentando minimizar o clima de especulação contra o País, o presidente sustentou que a “economia real vai bem”. Ele citou o crescimento de 6% do produto industrial em abril e o fato do Fundo Monetário Internacional (FMI) ter atestado a “solidez” econômica do País. “Os fundamentos da economia são sólidos, todo mundo diz isso, até o Fundo Monetário, que é tão exigente”.
Democracia
Fernando Henrique rechaçou as últimas declarações do mega especulador Jorge Soros, que em entrevista ao Jornal Folha de S. Paulo, botou mais lenha na fogueira do risco Brasil. Soros criticou a economia brasileira e afirmou que a vitória do candidato do PT à presidência, Luiz Inácio Lula da Silva complicaria ainda mais esses problemas . “O Brasil é uma democracia, vamos ter eleição e eu espero que o candidato do meu partido (senador José Serra, do PSDB) ganhe. Respeitarei qualquer decisão do povo, qualquer que seja essa decisão eu vou trabalhar pelo Brasil”, disse Fernando Henrique. “Não existe razão nenhuma para dar apoio à essas especulações. Vamos insistir no positivo, a economia real vai bem e chega de especulação”, completou o presidente, que ainda ironizou Soros ao dizer que ele “viajou” na sua análise.
Futebol
Assim como na questão econômica, Fernando Henrique disse que o Brasil deve pensar positivo também no futebol. A entrevista que concedeu na manhã de hoje foi realizada logo após a vitória da Seleção Brasileira sobre a China, por 4 a 0. Ele elogiou a atuação do Brasil, de seus jogadores e disse que se identifica com o técnico Luiz Felipe Scolari, o Felipão. “Tenho que elogiar os méritos do técnico. Eu me identifico com o Felipão, assim como me identificava com o Zagallo, porque há aquela torcida contra”, disse o presidente. “Tem que torcer a favor, o pessoal está se esforçando e o resultado de 4 a 0 é muito bom, não adianta querer mais”.