Há suspeita de foco de aftosa em Campos, confirma Rio de Janeiro

A Secretaria de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro confirmou nesta sexta-feira (5) que há a suspeita de um foco de febre aftosa no município de Campos, região Norte Fluminense. Segundo a Secretaria, "todas as providências de isolamento da área já foram tomadas". O teste que pode confirmar a suspeita deve ficar pronto em 10 dias.

De acordo com informações da Secretaria de Agricultura, a suspeita surgiu a partir de um bezerro que apresentou feridas na boca e no casco em uma fazenda na divisa entre Campos e o município de São João da Barra. Este tipo de ferida é um sintoma de doença vesicular, entre elas a aftosa.

Amostras do sangue do animal foram enviadas ao centro especializado do Ministério da Agricultura no Pará. Há dez anos não são encontrados focos da doença no Estado. A Secretaria de Agricultura informou que a maior chance é de que o animal tenha apenas ingerido uma planta tóxica, e que este seja um caso isolado, já que nenhum outro animal na área apresentou os mesmos sintomas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo