A Secretaria de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro confirmou nesta sexta-feira (5) que há a suspeita de um foco de febre aftosa no município de Campos, região Norte Fluminense. Segundo a Secretaria, "todas as providências de isolamento da área já foram tomadas". O teste que pode confirmar a suspeita deve ficar pronto em 10 dias.
De acordo com informações da Secretaria de Agricultura, a suspeita surgiu a partir de um bezerro que apresentou feridas na boca e no casco em uma fazenda na divisa entre Campos e o município de São João da Barra. Este tipo de ferida é um sintoma de doença vesicular, entre elas a aftosa.
Amostras do sangue do animal foram enviadas ao centro especializado do Ministério da Agricultura no Pará. Há dez anos não são encontrados focos da doença no Estado. A Secretaria de Agricultura informou que a maior chance é de que o animal tenha apenas ingerido uma planta tóxica, e que este seja um caso isolado, já que nenhum outro animal na área apresentou os mesmos sintomas.