Gulliver anuncia recall de brinquedos a partir de quarta-feira

Brasília – A empresa Gulliver S. A., distribuidora no Brasil dos brinquedos Magtastik e Magnetix Jr., informou em comunicado divulgado na internet, às 21h30 de quinta-feira (20), que começará a fazer o recall (chamada aos consumidores para recolhimento e/ou troca de produtos defeituosos) dos brinquedos a partir da próxima quarta-feira (26).

De acordo com o comunicado da empresa, esse recall já vem sendo feito nos Estados Unidos "pela possibilidade de partes e peças dos brinquedos serem engolidas ou aspiradas pelas crianças, e que, segundo informações do fabricante [a empresa canadense Mega Brands, que os fabrica na China], podem causar danos às crianças, justificando tratamento médico".

A Gulliver adianta que "no Brasil, até o presente momento, a empresa não foi notificada sobre qualquer incidente com consumidores envolvendo os brinquedos deste procedimento de recall".

No total, 6.209 unidades dos dois brinquedos foram distribuídos, "mas nem todos chegaram a ser vendidos aos consumidores, estando muitos nos estoques das lojas", segundo informa a empresa, que prometeu divulgar posteriormente o número de brinquedos vendidos e em estoque.

Segundo o comunicado, a partir de quarta-feira o consumidor poderá trocar o brinquedo por qualquer outro de igual valor ou solicitar o ressarcimento do valor pago por meio do telefone gratuito 0800-7702650, quando enviará o brinquedo via postal, com despesas às custas da empresa, no período dos próximos 30 dias, inclusive nos fins de semana, a depender da demanda.

No comunicado, a empresa informa já ter entrado em contato, em Brasília, com o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça, "para prestar os devidos esclarecimentos".

Informa ainda que entregou ao Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) exemplares de cada produto "para exames complementares".

A Gulliver informou, ainda, que em outro comunicado, a ser divulgado segunda-feira (24), a empresa informará, por localidade (21 estados e o Distrito Federal), a lista das lojas que funcionarão como postos de troca dos brinquedos previstos nos procedimentos do recall.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo