Grupo de 17 brasileiros retidos em Londres chega a São Paulo

O grupo de 17 brasileiros retidos em Londres há três dias desembarcou nesta terça-feira (30) pela manhã no Aeroporto Internacional de São Paulo (Cumbica), em Guarulhos, mas continua sem as bagagens, perdidas depois de remanejamentos de vôos das empresas Air France, TAM e Varig. Segundo os passageiros, a Air France e a Varig informaram em Londres que as bagagens foram perdidas pela TAM.

"Fomos muito bem atendidos pelas outras companhias aéreas e pudemos inclusive entrar nos depósitos com outras bagagens perdidas para conferirmos pessoalmente. A TAM não permitiu nada disso e ainda nos tratou muito mal", disse o engenheiro mecânico Marcos de Almeida Filho, de Limeira. Diante do impasse, o grupo decidiu apelar ao Juizado Especial instalado em Guarulhos para tentar resolver a questão. "Eles não estão nem aí para nós. O gerente de São Paulo se recusou a nos atender no juizado e mandou uma outra funcionária em seu lugar.

O grupo tomou um vôo da Varig ontem à noite, depois de ter sido prejudicado pelo cancelamento de um vôo da Air France no sábado, devido à greve dos funcionários da companhia. Ainda no sábado, eles foram remanejados para outros vôos da Air France, posteriormente cancelados, e, no domingo, deveriam pegar um vôo da TAM. Entretanto, a empresa alegou que a aeronave já estava lotada e que os brasileiros não poderiam embarcar.

Comprovantes

"A TAM quer os comprovantes de despacho das bagagens, mas não queremos entregá-los porque é nossa única prova da quantidade de malas que a empresa perdeu", explicou, ressaltando que sua posição foi defendida pelos mediadores do juizado. Na audiência, as empresas se comprometeram a unir esforços na busca das bagagens, mas, pelas regras da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, em inglês), a última empresa pela qual os passageiros voaram é considerada a responsável – a Varig, apesar de as bagagens nunca terem sido recebidas pela companhia aérea.

Caso as bagagens não sejam encontradas, Marcos entrará com ação na Justiça Comum contra as empresas solicitando indenização – da Air France, pelo cancelamento, e da TAM, pelos maus-tratos, overbooking e perda da bagagem. A assessoria de imprensa da TAM informou que o transporte de bagagens de empresas congêneres só é efetuado se o passageiro voou em suas aeronaves e se a companhia congênere entregou, em Londres, a bagagem para a TAM.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo