Gripe: 20 em observação não são ‘suspeitos’, diz governo

Em nota divulgada hoje, o Ministério da Saúde informou que os 20 casos de pessoas que estão em observação no País por conta da gripe suína não são considerados, tecnicamente, suspeitos. Segundo o Ministério, os critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a definição de um caso suspeito são: “Febre repentina acima de 38 graus acompanhada de um ou mais dos seguintes sintomas: tosse, dificuldade respiratória, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações; e ter como procedência as áreas afetadas, nos últimos 10 dias”.

De acordo com a nota, todos os 20 casos em monitoramento foram informados pelas secretarias Estaduais de Saúde e são de pessoas que estiveram em áreas afetadas pela gripe suína e apresentaram alguns sintomas da doença. Já foram descartados, segundo a nota, dois casos que tinham sido registrados em São Paulo. O primeiro paciente tinha sinusite. Já o outro caso não apresentava febre, um dos principais sintomas da gripe suína. A Secretaria de Saúde de São Paulo ainda aguarda o resultado dos exames para o esclarecimento do diagnóstico.

A nota do Ministério da Saúde informa que desde a última sexta-feira a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem recolhido a declaração de bagagem acompanhada de todos os passageiros de voos internacionais. Também informa que estão sendo veiculados avisos sonoros nos 67 aeroportos alertando os passageiros sobre os sintomas da doença e os procedimentos a serem adotados. Se houver algum passageiro com os sintomas da doença, ele será encaminhado aos funcionários da Anvisa.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo