A série de piquetes de grevistas no câmpus Butantã da Universidade de São Paulo (USP), na zona oeste da capital, obrigou a reitoria mudar o local que abrigará a Feira de Profissões, que começa nesta quinta-feira, 7, e vai até sábado, 9. O evento vai para o Parque de Ciência e Tecnologia da USP, na Água Funda, zona sul.

continua após a publicidade

Os funcionários, em greve há 71 dias por reajuste salarial, intensificaram os protestos nos últimos dias. Já a programação original da feira, segundo a universidade, está mantida mantida. A mostra, que reuniu cerca de 58 mil pessoas no ano passado, é feita para que vestibulandos conheçam os cursos oferecidos na instituição.

Ao menos dez prédios do câmpus estão bloqueados desde a segunda-feira, 4, quando começou o segundo semestre letivo. Além do Centro de Práticas Esportivas, que receberia a feira, há piquetes nos edifícios da reitoria, Prefeitura do Câmpus, Administração Central, Faculdade de Odontologia, os restaurantes central e da Física, o Arquivo Central, o Museu de Arqueologia e Etnologia e a Superintendência de Tecnologia de Informação.

Dezenas de grevistas passaram a noite em barracas montadas em frente ao prédio da reitoria. Segundo eles, o acampamento será desmontado somente se for retomada a negociação salarial. Os funcionários dos edifícios bloqueados trabalham remotamente.

continua após a publicidade

Parte dos professores, que também cruzaram os braços, cancelou as aulas na primeira semana do segundo semestre letivo. Na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), uma das unidades onde houve maior adesão, praticamente todas as classes foram suspensas.