Brasília – Um grupo de grevistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tentou invadir no início da tarde de ontem o Ministério da Fazenda, em Brasília, mas a porta de acesso ao edifício foi fechada antes que eles pudessem entrar. Com faixas do Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social e Trabalho (Sindprev) e do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (Sintrasef), parte dos cerca de 100 manifestantes jogaram pedras e paus nos vidros da entrada principal.

continua após a publicidade

Policiais militares chegaram ao local para tentar conter os manifestantes. Um dos policiais saiu ferido. Os manifestantes sairam em seguida gritando várias palavras de ordem contra o governo federal, como ?Ô Lula, que traição, tirar do povo para pagar mensalão? e ?Ô Lula, que traição, tirar do povo para pagar o cuecão?.

Para a diretora do Sindprev, Laura Gusmão, alguns manifestantes se revoltaram pelo fato de o carro de som do movimento ter sido apreendido. ?A nossa luta é pacífica. A gente só quer que o governo negocie?, disse. Os servidores do INSS participam de uma greve nacional, iniciada no dia 2 de junho. Eles protestam contra a proposta de reajuste salarial de 0,1% feita pelo governo federal. A categoria reivindica reposição emergencial de 18%.

continua após a publicidade