Brasília – Um grupo de grevistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tentou invadir no início da tarde de ontem o Ministério da Fazenda, em Brasília, mas a porta de acesso ao edifício foi fechada antes que eles pudessem entrar. Com faixas do Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social e Trabalho (Sindprev) e do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (Sintrasef), parte dos cerca de 100 manifestantes jogaram pedras e paus nos vidros da entrada principal.
Policiais militares chegaram ao local para tentar conter os manifestantes. Um dos policiais saiu ferido. Os manifestantes sairam em seguida gritando várias palavras de ordem contra o governo federal, como ?Ô Lula, que traição, tirar do povo para pagar mensalão? e ?Ô Lula, que traição, tirar do povo para pagar o cuecão?.
Para a diretora do Sindprev, Laura Gusmão, alguns manifestantes se revoltaram pelo fato de o carro de som do movimento ter sido apreendido. ?A nossa luta é pacífica. A gente só quer que o governo negocie?, disse. Os servidores do INSS participam de uma greve nacional, iniciada no dia 2 de junho. Eles protestam contra a proposta de reajuste salarial de 0,1% feita pelo governo federal. A categoria reivindica reposição emergencial de 18%.