Greve de motoristas causa tumulto em Recife

A greve por melhores salários de motoristas e cobradores de ônibus, iniciada hoje na região metropolitana de Recife (PE), provocou tumulto e depredações pela manhã em ao menos um terminal de passageiros.

Segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte, que administra o sistema, às 6h, usuários revoltados com a falta de ônibus fecharam por uma hora o terminal de Igarassu (a 30 km de Recife) e depredaram um número ainda não contabilizado de veículos.

Em outros pontos, o movimento também foi intenso pela manhã, mas não houve registro de tumulto.

As empresas remanejaram veículos das linhas menos utilizadas para as de maior fluxo e contrataram funcionários temporários para ocupar as vagas dos grevistas.

A greve, por tempo indeterminado, afeta cerca de 2 milhões de usuários que utilizam diariamente o transporte coletivo na região metropolitana.

No final da manhã, 53% da frota de 3.000 ônibus circulavam nas ruas, segundo o Grande Recife. Os grevistas calculavam a adesão em cerca de 60%.

Os 15 mil motoristas, cobradores e fiscais das 18 linhas que atendem os 14 municípios da região metropolitana de Recife reivindicam aumento salarial de 30%, a partir de junho, data-base da categoria.

As empresas, que ofereciam inicialmente 4%, elevaram sua oferta para 4,5% e, depois, para 7,5%, sem sucesso.

Patrões e empregados se reunirão hoje novamente para mais uma tentativa de acordo, na DRT (Delegacia Regional do Trabalho).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna