continua após a publicidade

O ministro da Secretaria de Aqüicultura e Pesca, José Fritsch, tem boas expectativas para o ano que vem. Segundo ele, a secretaria, criada no início de 2003, já conseguiu organizar toda a estrutura de produção de pescado nas barragens e represas do Brasil. "Desenvolvemos também toda a atividade do Plano Nacional da Maricultura. Fazendas marinhas, parques aqüícolas em todo o litoral brasileiro vão qualificar a produção de alga, mexilhão, vieiras e ostras, nossos principais produtos", explicou.

Fritsch também ressalta que o ministério está implantando o benefício de subsídio de óleo diesel para o pescador artesanal. "Além disso, em vários estaleiros do litoral brasileiro, estamos construindo barcos de pesca oceânica. Isto é resultado da política que o presidente Lula definiu para que o Brasil tenha frota pesqueira oceânica", afirmou.

Mulheres

continua após a publicidade

Em entrevista à TV Nacional, o secretário destacou as ações de sua autarquia neste ano. "Este ano, tivemos encontro nacional, que reuniu mulheres de todo o Brasil. A reunião foi muito importante para reconhecer a mulher na atividade de pesca", disse. O debate nacional gerou algumas propostas que serão desenvolvidas pela secretaria. "Estamos praticamente finalizando, projeto que vai financiar nos próximos anos, R$ 15 milhões, para a produção de algas pelas mulheres marisqueiras do Nordeste", informou José Fritsch.

Outro trabalho importante desenvolvido pela pasta, segundo Fritsch, foi a identificação da confecção de carteiras falsas de pescadores em alguns estados, municípios e colônias do Brasil. "Estamos valorizando o pescador brasileiro que estava tendo seus benefícios roubados", ressaltou. "Até maio estaremos finalizando o processo de recadastramento de todos os pescadores brasileiros", finalizou o secretário.

continua após a publicidade