Governo vai propor limite de MPs à oposição, diz Múcio

O ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, responsável pela articulação do Executivo com o Legislativo, informou nesta segunda-feira (17) que o governo está propondo à oposição um pacto para estabelecer o número de medidas provisórias (MPs) que podem ser enviadas ao Congresso em determinado período de tempo. "Nós poderíamos, num primeiro passo, fazer uma ‘pactuação’ sobre o número de medidas provisórias", disse ele, em entrevista no Palácio do Planalto.

"Vamos discutir, mas sempre com o interesse de atender às duas partes (o Executivo e o Legislativo). Precisamos encontrar um caminho que atenda com legitimidade deputados e senadores e atenda também ao não-engessamento da celeridade da ação do Executivo", afirmou. Múcio disse também que o Legislativo se antecipou ao governo quando criou um grupo para discutir mudanças nas regras das MPs.

O ministro afirmou que só uma ação conjunta do Executivo e do Legislativo pode encontrar uma solução para o assunto. "Você não pode perder o sentido da medida provisória, que foi criada há muitos governos para dar celeridade àquelas coisas que não andavam na velocidade que deveriam", disse Múcio.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo