Governo vai comprar vacina contra gripe suína para 2010

O secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Reinaldo Guimarães, disse ontem que a pasta vai pedir suplementação orçamentária para financiar a compra de vacina contra a gripe suína. O acordo com fabricantes internacionais deve ser finalizado na próxima semana, quando será apresentado oficialmente um plano específico sobre produção e aquisição de insumos contra a nova gripe. Em junho, o ministério iniciou entendimentos com um grupo de empresas estrangeiras que desenvolvem a vacina contra o vírus A (H1N1). O plano é que o produto possa ser usado a partir de 2010, numa eventual segunda onda da doença.

“Ainda não fechamos quanto será produzido no Brasil, quanto será importado”, contou Guimarães. As negociações estão sendo feitas com a participação do Instituto Butantã, encarregado de produzir parte da vacina para o uso no País. O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, já avisou que não faltará dinheiro para os programas de combate à gripe.

Guimarães adiantou que o imunizante não será indicado para toda a população. Deverão ter direito ao produto profissionais de saúde e pessoas que se encaixam no perfil de risco para agravamento da doença: menores de 2 anos, pessoas com problemas respiratórios, insuficiência cardíaca, obesidade mórbida e grávidas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo