Governo tem novo round para aprovar orçamento

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfrenta nesta semana, no Congresso Nacional, mais um round na batalha para aprovar o Orçamento-Geral da União para 2008. A votação do orçamento está prevista para Quarta-feira. Na véspera, os líderes da base governista e da oposição, além dos integrantes da Comissão Mista de Orçamento, reúnem-se com o presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), na tentativa de fechar um acordo que possibilite a aprovação da peça orçamentária.

Segundo informações da Agência Brasil, o vice-líder do governo, deputado Ricardo Barros (PP-PR), destacou que o governo Lula quer a votação do orçamento na quarta-feira, "com ou sem acordo" com os oposicionistas, sobretudo PSDB e DEM. "Temos que chegar a um acordo sobre tudo: Lei Kandir, tribunais, anexo de metas e prioridades. Não é possível que a gente vá cedendo e eles (oposicionistas) não cedam em nada. Ou temos acordo, ou votamos o que foi aprovado na comissão", disse Barros à Agência Brasil. Para aprovar o orçamento, caso não haja acordo de lideranças, o governo precisa de um quórum mínimo no plenário do Congresso de 257 deputados e 41 senadores.

Além do orçamento, outro assunto importante na pauta desta semana do Congresso Nacional é a instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Cartões Corporativos, prevista para terça-feira. Conforme acordo já estabelecido, a presidência da comissão ficará a cargo da senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), e a relatoria dos trabalhos, com o deputado Luiz Sérgio (PT-RJ).

A Agência Brasil informa, também, que um dos principais assuntos em pauta na agenda desta semana na Câmara dos Deputados é a votação do projeto de lei que regulamenta as centrais sindicais. O texto já foi aprovado pelos deputados, mas foi alterado pelos senadores e agora depende de nova apreciação da Câmara. Antes de apreciarem este projeto, os parlamentares terão de votar a Medida Provisória 404 – com prioridade de votação -, que aumenta de cinco para dez dias o período de pagamento dos benefícios da Previdência de até um salário mínimo, na rede bancária.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo