Brasília – O Diário Oficial da União desta quinta-feira (27) traz a mensagem em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva encaminha o nome de Marcelo Pacheco dos Guaranys à apreciação do Senado. Guaranys precisa ser sabatinado pelos senadores antes de tomar posse do cargo de diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

continua após a publicidade

Guaranys foi indicado na última sexta-feira (21) pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, para complementar o mandato do ex-diretor Leur Antonio Britto Lomanto, que renunciou ao cargo no dia 6. Funcionário da Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae) do Ministério da Fazenda, Guaranys, além de economista, é formado em direito, com especialização em direito econômico e das empresas.

Além de Lomanto, Denise Abreu, Jorge Veloso e Josef Barat deixaram a direção da agência responsável por regulamentar e fiscalizar a aviação civil. Apenas o presidente da Anac, Milton Zuannazzi, permanece no cargo.

A vacância dos cargos impossibilita a Anac de aprovar qualquer deliberação que dependa da aprovação da direção, que funciona como um colegiado no qual os cinco diretores têm de dar seus votos.

continua após a publicidade

Dos três nomes já indicados pelo ministério, apenas o brigadeiro da reserva Allemander Pereira Filho passou pela sabatina da Comissão do Senado até o momento, mas sua efetivação no cargo ainda depende da aprovação do plenário da Casa. Segundo a assessoria do Ministério da Defesa, a expectativa é de que Guaranys seja entrevistado na próxima semana.

A outra indicada a ocupar a direção da Anac é a atual assessora especial de Jobim Solange Paiva Vieira, cujo nome ainda não foi enviado para os senadores.

continua após a publicidade