Governo quer vacinar 17,3 mi crianças

A coordenadora da campanha,
Luiza de Marilac Barbosa, ontem,
na Rádio Nacional: prevenção.

Brasília – Vacinar 17,3 milhões de crianças menores de cinco anos é a meta deste ano do Ministério da Saúde para a campanha de vacinação contra a poliomielite, causadora da paralisia infantil. Hoje, estados e municípios em todo o País participam da primeira etapa da campanha, cujo slogan é ?Vence mais uma, Brasil?, uma associação às vitórias que o Brasil já conquistou no futebol e nas vacinações em massa.

Neste ano, a luta contra a poliomielite no Brasil completa 25 anos. O último caso da doença foi registrado no País em 1989 e, em 1994, o continente americano recebeu da Organização Mundial de Saúde (OMS) o certificado de erradicação da doença.

Mesmo assim, a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações, Luiza de Marilac Barbosa, explica que é necessário tomar a vacina, já que a doença não foi erradicada na África, no Sudeste da Ásia e no Mediterrâneo Oriental.

?É importante continuar a vacinação uma vez que a doença ocorre em outras partes do mundo, como no continente africano, na Ásia, e nós temos que garantir que o País fique livre dessa doença continuando a vacinação, disse a coordenadora Luiza Barbosa, ao participar de programa sobre a campanha de vacinação nos estúdios da Rádio Nacional, em Brasília.

Este ano serão investidos na primeira etapa da campanha R$ 28,8 milhões, utilizados na compra de 27,9 milhões de doses da vacina Sabin, na operacionalização da campanha e em publicidade. Para vacinar todas as crianças, 117 mil equipes formadas por servidores e voluntários trabalharão das 8h às 17h nos postos de todo o País.

A campanha publicitária escolhida para 2005 é inspirada no futebol e associa o êxito da estratégia de vacinação ao esforço da população brasileira. Nas peças publicitárias, crianças uniformizadas com o tema da campanha convocam todas as crianças menores de cinco anos para se vacinar.

Cerca de 39 mil automóveis e 2,5 mil barcos farão o transporte das equipes de vacinação em todo o País, incluindo lugares de difícil acesso, como os municípios da região amazônica. As campanhas de vacinação brasileiras são consideradas as maiores mobilizações em saúde pública do mundo.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo