O Ministério da Agricultura divulgou nesta quinta-feira (16), por meio de sua assessoria de imprensa, a proposta de reajuste salarial de 20,3% feita ontem pelo governo aos fiscais federais agropecuários. O secretário-executivo do ministério, Silas Brasileiro, propôs à categoria a equiparação dos vencimentos da categoria aos dos fiscais sanitários da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
De acordo com a proposta, o reajuste salarial de 20,3% será dividido em três etapas, nos meses de fevereiro de 2008, 2009 e 2010. Além da revisão salarial para fiscais agropecuários, o acordo prevê também que a categoria será beneficiada por futuros reajustes já autorizados para os especialistas da Anvisa.
A equiparação entre os vencimentos se baseia na semelhança entre as atividades desenvolvidas pelas categorias. A proposta recebeu apoio dos representantes da Comissão de Agricultura da Câmara e do Senado, que acompanham a negociação. O governo federal também se comprometeu a criar um grupo de trabalho, a partir do próximo mês de novembro, com o objetivo de revisar a carreira dos fiscais federais agropecuários.
Toda a negociação foi concluída dentro do prazo assumido com a categoria pelo ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, que solicitou a suspensão da paralisação, no início do mês, para negociar junto ao Governo Federal as reivindicações da categoria informou o ministério.