Governo promove troca de geladeiras no Nordeste

Brasília (ABr) – Geladeiras novas, que consomem menos energia e diminuem os danos ao meio ambiente, serão doadas a famílias carentes de Salvador e Região Metropolitana de Recife. As 14,5 mil geladeiras novas vão chegar à população por meio de convênio assinado ontem pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e as companhias energéticas da Bahia e Pernambuco (Coelba e Celpe).

De acordo com a ministra, a expectativa é ampliar essa iniciativa para outras regiões. "Nossa intenção é a de que isso possa acontecer em outros estados. Estamos em Pernambuco, Bahia e vamos para o Estado do Pará", adiantou Marina Silva. Segundo ela, a escolha das famílias incluídas no projeto deve ser feita a partir do cadastro do Bolsa Família.

A doação das geladeiras será viabilizada por meio de recursos do Fundo de Eficiência Energética. Por lei, as empresas distribuidoras são obrigadas a destinar 0,25% de suas receitas para o uso eficiente de energia elétrica. Estudo realizado pelas concessionárias baiana e pernambucana revela que uma geladeira em estado precário de conservação pode representar até 70% do consumo residencial de energia da população de baixa renda.

A geladeira nova permite economia de mais de 50% na conta. Além de dispendiosos, os modelos mais velhos possuem como refrigerador um gás que destrói a camada de ozônio. O gás das novas geladeiras não é liberado para a atmosfera.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo