Organizadores do Plebiscito Nacional sobre a Alca, entre eles o presidenciável do PSTU, José Maria de Almeida, deixaram hoje o Palácio do Planalto irritados por não terem sido recebidos pelo ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Euclides Scalco.
Eles tinham agendado o encontro para entregar o resultado do plebiscito e pedir que o governo brasileiro saia das negociações de criação da área de livre comércio.
Mas quem os recebeu no palácio foi o subsecretário da Secretaria-Geral, José Reynaldo. Segundo assessoria de imprensa de Scalco, o ministro não pôde atender os organizadores porque participava de reunião do Conselho Nacional de Política Energética.
O grupo não quis conversa e apenas protocolou o resultado do plebiscito. ?É emblemático de como o governo trata os movimentos sociais. Se fosse um funcionário de quinto escalão do FMI, estaria o presidente e todo o seu staff?, disse José Maria, vestindo camiseta vermelha de manga curta. O presidente do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e representante da CNBB, d. Franco Masserdoti, também criticou o governo. ?Foi uma falta de respeito com o povo brasileiro. Dez milhões de pessoas expressaram a sua opinião sobre um assunto importante. Merecíamos mais atenção?, disse ele. Os organizadores afirmaram que agora vão pedir audiência ao presidente Fernando Henrique Cardoso.