A ministra da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Maria do Rosário, disse nesta quinta-feira que tem aumentado o número de denúncias de violência contra crianças e adolescentes, o que indicaria, segundo ela, uma maior conscientização sobre o problema e não o crescimento da prática do crime. Segundo Maria do Rosário, em 2012 foram feitas 160 mil denúncias ao Disque 100, serviço ininterrupto de atendimento às pessoas que têm conhecimento de práticas de violência infantil.
Maria do Rosário participou na manhã desta quinta-feira do lançamento da campanha nacional de proteção à criança e ao adolescente. “Quem está brincando o Carnaval ou trabalhando tem que ter atenção especial para as crianças e adolescentes do País. O número de denúncias aumenta a cada ano. Não podemos dizer que a violência está aumentando, o que está aumentando é a conscientização”, afirmou a ministra, que assiste a um espetáculo de circo no Parque da Quinta da Boa Vista, na zona norte do Rio.
“Nosso olhar está ficando mais atento. Quando a gente vê um adulto assediando uma criança e denunciamos, estamos salvando a vida das crianças”, afirmou Maria do Rosário. Segundo ela, o Disque 100, que também recebe denúncias de abusos contra idosos, portadores de deficiência, moradores de rua e homossexuais, recebeu 250 mil denúncias em 2012, um aumento de 66% em relação a 2011.