O governo federal, por meio de medida provisória assinada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, liberou R$ 10 milhões para financiar a distribuição de água potável em 215 municípios de quatro Estados do Nordeste, atingidos pela seca.
A medida deve ser publicada amanhã (30), no ?Diário Oficial?. Há duas semanas representantes do Ministério da Integração Nacional percorreram diversas cidades da região que estão em estado de calamidade pública por causa da seca e ouviram da população pedido de liberação de Bolsa-Renda, aluguel de carros-pipas e recuperação de poços.
Esses recursos atenderão apenas parte das reivindicações dos atingidos pela estiagem, mas serão suficientes para abastecer durante dois meses so municípios. Até lá, o governo federal vai prosseguir fazendo um levantamento para definir os beneficiários das demais ações emergenciais e uma outra Medida Provisória deverá ser assinada, liberando novos recursos. O governo definirá quantas famílias e quais locais terão atendimento prioritário. Os Estados mais atingidos pela seca são Pernambuco, Piauí, Paraíba e Rio Grande do Norte.
