Governo federal lança campanha contra o abuso sexual infantil

Os três primeiros meses deste ano registraram 21 mil denúncias de algum tipo de violência contra crianças recebidas pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos através do Disque 100. O número, 1,6% menor do que no mesmo período do ano passado, ainda é considerado extremamente alto – especialmente quando se considera que 21%, ou 4.480 casos se tratam de violência sexual.

O Governo Federal lança nesta terça-feira, 19, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes com o lema “Faça bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes”. “Acredito que eventos e momentos como estes são feitos para que não esqueçamos que essas violações de direitos ainda acontecem e são importantes para que a gente construa na sociedade essa ideia de tolerância, cultura de paz e de respeito aos direitos humanos”, disse o ministro da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Pepe Vargas, ao final de uma cerimônia que marcou a abertura da campanha no Parque da Cidade, em Brasília. ‘Apesar da pequena redução o número ainda é extremamente elevado. Há uma banalização da violência na sociedade brasileira”.

O balanço da SDH revela que, dos 21 mil casos, 45% são contra meninas – o restante se divide entre casos onde o sexo da criança não é identificado e os contra meninos -, em 20% dos casos as crianças tem entre 4 e sete anos e em 58%, o agressor é o pai ou a mãe da criança.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo