O ministro da Justiça, Tarso Genro, deve anunciar até o fim do mês um pacote de medidas para tentar reduzir os acidentes de trânsito no País. Entre as novas normas estudadas estão o seqüestro e apropriação de veículos de motoristas reincidentes, a criminalização de desastres de trânsito até a redução da gradação alcoólica permitida para motoristas. "Um grupo está estudando todas as medidas com cuidado para que não seja uma retaliação emocional depois do que ocorreu no feriado", afirmou nesta quinta-feira (3) Genro, durante entrevista coletiva em Brasília.
Além de de alterações no Código Nacional de Trânsito, Tarso Genro afirmou que será preciso contratar mais policiais rodoviários. Embora ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão Paulo Bernardo, tenha dito que novos concursos estão suspensos, Tarso afirmou que uma seleção para contratação de três mil policiais deverá ser mantida. "O concurso já havia sido definido ano passado", disse. Ele afirmou que seu ministério está imune a cortes.
Em 2007 foram contabilizadas 6.840 mortes nas rodovias federais. Um número 10,89% maior do que o registrado em 2006, com 6.168 vítimas fatais. O número de feridos também aumentou em relação a 2006: foram 75.006 ante 69.624 contabilizados no ano passado (um aumento de 7,73%). "Algumas medidas serão enviadas para o Congresso já em fevereiro. Outras poderão ser acertadas por regulamentações ou decisões internas", afirmou o ministro.