Os produtores de arroz acertaram um acordo nesta quarta-feira (4) em que o governo se compromete a realizar apenas um leilão do produto dos estoques reguladores este mês de 50 mil toneladas. Os produtores pediram ainda que o preço de abertura da saca de 50 quilos passe dos R$ 28 para R$ 30. A informação foi dada pelo deputado Luis Carlos Heinze, membro da Comissão de Agricultura da Câmara, e quem intermediou o encontro dos arrozeiros com o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, esta tarde.
De acordo com o deputado, ficou também acertado que depois do leilão será marcada uma nova reunião para decidir sobre novos leilões de arroz.
Em maio, os leilões foram realizados semanalmente. Depois da realização de quatro leilões consecutivos, o governo não ofertou o grão nesta semana, e até o momento não abriu edital para um próximo leilão. Ao todo, foram negociadas no mês de maio cerca de 270 mil toneladas de arroz.
Os leilões começaram depois de uma alta no preço do produto, que chegou a 40% somente no mês de abril. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), depois dos leilões, os preços pararam de subir, e entre os dias 20 e 30 de maio caíram cerca de 3%.