Brasília
? O governo está definindo os últimos detalhes da “operação abafa”, que pretende enterrar de vez as duas comissões parlamentares de inquérito (CPIs) propostas no Senado para investigar as denúncias envolvendo o ex-assessor da Casa Civil Waldomiro Diniz. Os líderes do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), e na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), se reuniram na tarde de ontem com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com o ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu.A CPI do caso Waldomiro, proposta pelo senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT) já está praticamente descartada. Antero ainda não conseguiu as 27 assinaturas necessárias para a instalação da CPI e, sem o apoio do PFL de Antônio Carlos Magalhães, dificilmente conseguirá chegar ao número mínimo. ACM admite que agiu como “um bombeiro” persuadindo os senadores ligados a ele a não assinar os requerimentos.
O governo trabalha agora para enterrar a CPI dos bingos, proposta pelo senador Magno Malta (PL-ES). À noite, toda a bancada do PT no Senado se reuniu na casa de Mercadante para traçar a estratégia. Os senadores deveriam fechar uma posição e retirar em bloco as assinaturas do requerimento de instalação da CPI dos bingos. Magno Malta já colheu 33 assinaturas, sendo que sete são de senadores petistas.
O senador Tião Viana (PT-AC) confirmou que, se a bancada fechar questão, todos os petistas retiram as assinaturas, inviabilizando a CPI. A outra opção do governo é contar com o presidente do Congresso, José Sarney (PMDB-AM), que pode engavetar a CPI alegando que o requerimento não apresenta “um fato determinado”.
Já pressentindo que será difícil reverter esse quadro, a oposição endurece o discurso e promete desgastar ao máximo o governo neste episódio. A senadora Heloísa Helena (sem partido-AL), co-autora do requerimento da CPI dos Bingos, disse que vai apresentar um recurso na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), caso Sarney engavete a CPI dos bingos.
“Não tem Carnaval, não tem mulher bonita que abafe as denúncias. O Congresso voltou a funcionar e a opinião pública cobra a instalação da CPI”, afirmou. Heloísa Helena disse que os senadores que pedirem a retirada das assinaturas do requerimento da CPI dos bingos estarão agindo como “moleques”.
Enquanto isso, milhares de trabalhadores de empresas de bingo foram ontem às ruas protestar contra o desemprego causado pela MP do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Protestos contra o PT em todo o País
Recife – Com faixas qualificando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de “presidente dos traidores” e o PT como “Partido dos Traidores”, mais de 4 mil trabalhadores em casas de jogos, bingos e loterias tomaram as ruas centrais de Recife para protestar contra a Medida Provisória (MP) 168, que proibiu a atividade em todo o País. O protesto, organizado pela Força Sindical de Pernambuco, foi acompanhado por dois carros de som e provocou congestionamento no trânsito no centro da capital pernambucana. Participaram caravanas vindas de Caruaru e Belo Jardim, no agreste, e de Arcoverde, no sertão.
Em Belo Horizonte, cerca de 350 funcionários de casas de jogos do estado, de acordo com cálculos da Polícia Militar, protestaram contra a Medida Provisória (MP) 168, que proibiu o funcionamento dos bingos em todo o País. Os empregados dos estabelecimentos concentraram-se em frente à Assembléia Legislativa e pediram a revogação da MP.
No Rio de Janeiro, funcionários do Bingo Rio Branco criticaram o governo e a MP 168, que proibiu os bingos. Alguns, com mais de 50 anos, temiam não conseguir trabalho em outra área. Uma atendente de videobingo, Maria Cristina Oliveira de Brito, de 31 anos, era das mais exaltadas. “Onde estão os 10 milhões de empregos que o presidente Lula prometeu? A gente só está vendo ele acabar com 320 mil empregos”, queixou-se.