O governo do Estado do Rio de Janeiro fez levantamento com 31 hotéis da cidade que mostrou que o valor das diárias para a Rio+20 apresentaram redução de 13% a 72%. A pesquisa foi feita no último dia 24 pela TurisRio, agência de turismo do Estado, a pedido do Ministério do Turismo.

continua após a publicidade

O levantamento comparou as diárias no dia 24 em relação ao que vinha sendo verificado antes do dia 16, quando governo federal, hotéis cariocas e a operadora de turismo oficial do evento, a Terramar, se reuniram e fecharam acordo para a redução de 15% a 35% do valor das diárias durante a conferência.

De acordo com a assessoria de imprensa da secretaria Estadual de Turismo do Rio, a redução de até 72% já inclui a queda acertada no acordo. A Rio+20 será realizada de 13 a 22 dejunho na cidade.

Escolhida por licitação do Itamaraty, a Terramar é a operadora oficial do evento, responsável por todas as reservas na rede hoteleira carioca no período da conferência.

continua após a publicidade

Para reduzir as tarifas, a Terramar abriu mão da taxa de administração de 25% sobre o valor das reservas. Na ocasião, a Terramar informou que pelo menos 3.800 quartos dos 10 mil que haviam sido bloqueados para o evento foram liberados para que os próprios hotéis comercializassem as diárias.
O preço das reservas entrou no centro do debate depois que o Parlamento Europeu desistiu de participar da conferência sobre desenvolvimento sustentável, alegando que o alto custo, atrelado à crise internacional, inviabilizaria a vinda de delegações muito extensas.