brasil

Governo de SP cria grupo de trabalho para monitorar mancha de óleo

O Governo do Estado de São Paulo decidiu constituir um Grupo de Trabalho (GT) multidisciplinar com o objetivo de levantar informações e listar medidas necessárias à prevenção e resposta ao derramamento de petróleo que atinge a costa brasileira, para o caso da mancha se aproximar do litoral paulista. A criação do grupo foi determinada em resolução da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), publicada no Diário Oficial desta quinta-feira, 31.

“Embora a responsabilidade constitucional sobre acidentes de grande magnitude em mares seja da União, estamos monitorando o avanço das manchas de óleo na costa brasileira e a chegada no sul da Bahia acendeu o sinal de atenção”, declarou o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido. “Se eventualmente for necessário estaremos preparados para atuar em parceria com o Governo Federal”, explicou, em nota.

O grupo de trabalho está sob a coordenação do secretário executivo da SIMA, Luiz Ricardo Santoro, e tem como membros representantes da coordenadoria de fiscalização, Cetesb, Instituto Florestal, Instituto Geológico, Fundação Florestal, Sabesp, EMAE e DAEE.

Segundo a secretaria de infraestrutura, o grupo vai promover debates e diálogos com as prefeituras, comunidades tradicionais, pescadores, polícia entre outros atores que podem auxiliar na preservação ambiental.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo