O ministro da Saúde, Barjas Negri, assinou hoje portaria instituindo o Programa Nacional de Assistência aos Portadores de Doenças Renais. Um dos objetivos é realizar diagnóstico precoce de problemas renais e, assim, evitar ou retardar a necessidade de diálise ou de transplante de rim. Outra meta é criar Centros de Referência em Nefrologia em todos os Estados.
O secretário de Assistência à Saúde do ministério, Renilson Rehem, que coordenará o projeto, disse que os pacientes se queixavam da ?brutal dificuldade de ter acesso ao nefrologista?. O acompanhamento especializado, na maioria das vezes, só ocorre quando se detecta a perda da função renal. ?Isso é uma contradição.? Rehem observa que o ministério já faz prevenção de hipertensos e diabéticos, dois grupos potenciais em desenvolver doença renal, e também possui bem organizados as hemodiálises e os transplantes.
?Faltava o trabalho de detecção precoce.? O programa beneficiará, inicialmente, 250 mil pessoas. O gasto anual previsto é de R$ 2 milhões.