O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ofereceu nesta quinta-feira (16) ajuda humanitário ao governo peruano para "mitigar o sofrimento das famílias vitimadas" pelo terremoto que atingiu a costa do país na noite de ontem. Por meio de nota, o presidente também lamentou a perda de "centenas de vidas" e o "sofrimento e imensos danos materiais" resultantes do tremor.
No texto publicado no site do Ministério de Relações Exteriores, o governo brasileiro anunciou ainda que a embaixada em Lima mantém "contato estreito" com os hospitais do país para identificar eventuais vítimas brasileiras do desastre. Segundo Itamaraty, cerca de 3 mil brasileiros vivem no país vizinho.
Leia a íntegra da nota do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao Presidente do Peru, Alan García Pérez.
Recebi com profunda consternação as informações sobre as trágicas conseqüências do terremoto que ocorreu no Peru, na noite de ontem, e que resultou na perda de centenas de vidas, sofrimento e imensos danos materiais para milhares de famílias peruanas.
Quero manifestar à Vossa Excelência e, por seu intermédio, a todos os peruanos, a mais sincera solidariedade do povo e do governo brasileiro nesse momento de pesar e que nos entristece.
Ofereço desde logo a assistência humanitária que o governo brasileiro possa prestar como contribuição para mitigar o sofrimento das famílias vitimadas.
A Embaixada do Brasil em Lima acompanha os desdobramentos do terremoto e mantém contato estreito com as autoridades e os hospitais peruanos a fim de localizar e prestar assistência a cidadãos brasileiros eventualmente afetados pelo terremoto.