continua após a publicidade

O prefeito eleito de Almirante Tamandaré, Vilson Goinski (PMDB), disse ontem que vai enfrentar um quadro dos mais difíceis entre os 399 governantes que vão assumir seus municípios a partir de 1.º de janeiro de 2005. Goisnki disse que Tamandaré dispõe de um orçamento de apenas R$ 25 milhões por ano – R$ 250 por habitante – e é um dos municípios com menor capacidade de investimento em infra-estrutura e políticas sociais do Estado.

"A cidade dobrou sua população nos últimos oito anos, passando de 50 mil para 100 mil habitantes, sem ter agregado valor em seu orçamento", comentou. O prefeito eleito disse que as principais causas do problema foram uma migração acelerada, uma arrecadação de impostos diretos pequena devido ao baixo nível de renda de sua população.

Outro motivo é o fato de o município estar sobre uma área de preservação ambiental – o Aqüífero Karsten. A topografia da região dificultou o processo de industrialização na região, que acabou sendo levado a outras cidades, como Curitiba, São José dos Pinhais e Araucária.

continua após a publicidade