Gestores do futuro devem formar líderes e não dependentes, afirma especialista

O verdadeiro teste de um líder é liderar pessoas cuja estrela possa brilhar mais do que a dele. É necessário ter participação, iniciativa, saber inovar, conhecer seus pontos fortes e limites, ter confiança nas pessoas, além da capacidade de trabalhar em grupo. O desafio é liderar equipes formando líderes e não pessoas dependentes de você. A definição de líder foi apresentada pela especialista em Comunicação Estratégica e Negócios, Alba Maria Torres, que falou a mais de 250 empresários, gestores e executivos, na terça-feira (29), em Curitiba, na palestra inaugural do programa de Desenvolvimento de Liderança Sustentável oferecido pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

?O líder é aquele capaz de desenvolver a equipe de forma que, ao se ausentar, os trabalhos têm continuidade. É necessário que o gestor saiba delegar funções e confie em seus colaboradores?, disse Alba, ressaltando que há diferentes tipos de líder, mas o essencial é oferecer uma atividade significativa em que uma pessoa possa aprender e se desenvolver. ?As tarefas repetitivas não oferecem realização pessoal e limitam a aprendizagem, pois o foco é na produtividade e não no desempenho pessoal.?

De acordo com a especialista, uma das principais dificuldades na formação de um líder é a aceitação de compartilhar o que sabe, sem ter medo de ser deixado para trás. ?O líder deve saber lidar com o medo de compartilhar o que sabe e dividir o trabalho com sua equipe, criando, desta forma, um ambiente saudável dentro da organização.?

Segundo Alba, o conceito de liderança apresentou mudanças nas últimas décadas. Até 1960, a liderança era transnacional, ou seja, o foco estava na execução das tarefas e controle das pessoas, e não nos resultados. Entre 1960 e 1980, a liderança passou a focar os aspectos pessoais e interpessoais, visando obter o melhor das pessoas. ?Um grande salto ocorreu na década de 1980, quando o líder passou a ser visto como um catalisador de mudanças, que deixou de ser um agente passivo para estimular a transformação?, disse.

O conceito mais conhecido de liderança, e utilizado hoje em dia, vem do período de 1990 a 2003, denominado de ?liderança de dentro para fora?. Segundo este conceito, o foco do líder está no empreendedorismo, vinculando o comportamento das pessoas a resultados nos negócios.

A especialista ressaltou que o líder do futuro é aquele que possui ênfase em competências específicas e comportamentos definidos a partir da organização e suas estratégias. ?Neste sentido, as competências para liderança no futuro são criar uma visão e dar propósito, gerenciar complexidade e mudanças, desenvolver a si mesmo e a outros, ter alinhamento emocional e focar nos resultados?, afirmou.

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