Um menino de nove anos morreu eletrocutado no final da tarde de ontem, em Machado, região sul de Minas Gerais, ao tentar retirar uma pipa dos fios de alta tensão de uma linha de transmissão da Companhia Energética do Estado (Cemig). Conforme familiares e testemunhas, Luiz Fernando Martins brincava com outras crianças às margens do rio Machado, no bairro Santa Luiza. Por volta das 17h15, segundo a ocorrência da Polícia Militar, ele pegou um bambu para tentar soltar pipa, que havia agarrado nos fios. Ao encostar o bambu na linha de transmissão, o menino sofreu uma forte descarga elétrica. Ele chegou a ser socorrido por populares, mas deu entrada no pronto-socorro já sem vida.

continua após a publicidade

A rede da Cemig atravessa o bairro e, segundo moradores, o terreno é cercado por arame-farpado. De acordo com a empresa, a rede elétrica em Machado está dentro das normas de segurança, a sete metros do solo. Na ocorrência policial, porém, a informação é que os fios estão a uma altura de "quatro a cinco metros". Citando informações da PM, a empresa observou que a vítima teria utilizado um bambu de seis metros de altura, que serviu de condutor para a eletricidade. A linha de transmissão pode gerar uma descarga de até 69 mil volts. Segundo a Cemig, o episódio é o primeiro registrado com vítima fatal envolvendo "papagaio" (pipa) desde 2003, quando a companhia instituiu seu sistema de monitoramento de acidentes.

A estatal mineira informou que a maioria dos acidentes envolvendo pipas presas na rede elétrica ocorre durante o inverno. No ano passado foram 4.547 desligamentos causados por pipas em todo o Estado. Mais da metade deste total (2.657) ocorreu no período de junho a agosto. No primeiro semestre deste ano foram registradas 1.917 ocorrências com desligamento, conforme a empresa.

continua após a publicidade