Ao comentar declaração do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que cobrou pressa do Congresso Nacional na aprovação do Orçamento 2008, o presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, recomendou a Lula que cobre mais empenho de seus líderes na viabilização de um acordo que possibilite a votação da matéria em Plenário.
– Acho que ele deveria cobrar mais de suas lideranças no sentido de que se possa chegar a um acordo – disse.
O presidente do Senado destacou que o presidente da República está certo quando cobra do Congresso a aprovação do orçamento – o que, ressaltou ele, já deveria ter sido feito, principalmente no sentido de evitar a vinda ao Parlamento de medidas provisórias.
– Devemos dar a César o que é de César – observou.
Porém, para Garibaldi, se o Congresso deve "botar a mão na consciência" pelo atraso na votação, o presidente Lula deveria se empenhar mais pela solução do impasse.
– A cobrança não deixa de ser pertinente, mas o que resolve não é a pura e simples cobrança, mas o entendimento – afirmou.
Garibaldi observou ainda que, se a votação do orçamento ultrapassar essa semana, as dificuldades aumentarão. A expectativa do governo é apreciar a matéria no Plenário do Congresso na próxima quarta-feira (12).
– Ninguém apele para as bênçãos da Semana Santa para votar isso. A Semana Santa é abençoada para algumas coisas; para outras, não – brincou o presidente.