O presidente do Senado, Garibaldi Alves, participou, nesta terça-feira (25), de reunião em que a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) discutiu a reforma educacional da Espanha e do Brasil. Na ocasião, ele disse que se sente permanentemente desafiado pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF) e também entende que está na hora de instalar uma comissão parlamentar de inquérito para avaliar o sistema de ensino brasileiro.
"Cristovam me disse que está na hora de instalar nesta Casa uma CPI positiva, que não fale só dos nossos males e mazelas, mas que fale dos nossos acertos e investigue as nossas falhas no sistema educacional. É a CPI que vai investigar o apagão intelectual que tomou conta do país. Essa CPI precisa ser instalada", disse.
Garibaldi Alves também afirmou que, mesmo que o Senado mantivesse em funcionamento dez CPIs, ele não deixaria de cumprir esse compromisso com Cristovam Buarque.
"Nessa CPI teremos a oportunidade de fazer com que a educação seja passada em revista. Teremos a oportunidade de nos aprofundarmos no debate da educação, porque muitas vezes só uma CPI permite isso", declarou ainda.