O game que já é febre em vários países finalmente chegou ao Brasil. O Pokémon Go, em que o jogador tem que caçar personagens no mundo real, usando a câmera do celular, já está disponível para download desde a tarde desta quarta-feira (03) nas lojas virtuais da Apple e Android. O Brasil é o 38.º país a receber o jogo. Por causa da demora, o perfil no Twiter de John Hanke, diretor executivo da empresa que desenvolveu o app, a Niantic, foi hackeado com mensagens de protesto.
De acordo com a consultoria App Annie, o jogo foi instalado mais de 100 milhões de vezes e tem gerado US$ 100 milhões de receita diária com usuários dos sistemas iOS (Apple) e Android (Google).
Realidade aumentada
Um dos motivos para a atenção obtida pelo jogo é a realidade aumentada, tecnologia que em casos avançados permite exibir hologramas e imagens 3D no campo de visão do usuário, misturando o real e o virtual. No caso de Pokémon Go, a aplicação é mais simples: ver o mundo por meio da tela do smartphone e sair em busca de criaturas como Pikachu para treiná-las.
Segurança
O fato do game tirar as pessoas de casa e fazê-las sair às ruas caçando os personagens preocupa as autoridades, que temem um aumento no número de acidentes e assaltos. Já existem vários de relatos de pessoas que se acidentaram porque caminhavam distraídas com o jogo, ou que foram atraídas por pistas falsas para serem assaltadas.
A orientação é para que os pais conversem com os filhos sobre os riscos do jogo, inclusive a interação com estranhos. Jogadores de até 11, 12 anos devem estar sempre acompanhados.