Recife –
O Galo da Madrugada sai hoje, às 10h, do bairro de São José, no centro do Recife, com 30 trios elétricos, 40 bonecos, duas alegorias, abre-alas, fantasias e muito frevo. O destaque da agremiação é, como sempre, a multidão, de acordo com o seu vice-presidente, Dirceu Paiva.Incluído no Guinness Book, como a agremiação de rua que mais reúne gente nos seus desfiles, o Galo espera este ano encher novamente ruas e pontes do centro do Recife com centenas de milhares de pessoas. “Por mais atrações que a gente coloque, a multidão engole tudo e pouca gente vê a beleza das alegorias e o que elas informam”, observou Paiva.
O trabalho lembra os carnavais dos anos 30 aos 50, sob o tema “Quem viu relembra, quem não viu fica sabendo como é”. As alegorias têm fachadas de casas antigas e de prédios típicos do bairro de São José. Uma réplica de um bondinho que transportava passageiros pela cidade desfila ocupado por músicos tocando canções de Carnaval do período. Em um dos trios, 10 casais fantasiados dançam valsas e minuetos.
Primeira vez
O Galo saiu a primeira vez em 1978 com 78 pessoas fantasiadas de alma (roupão com capuz) acompanhadas de orquestra de frevo. No desfile deste ano os blocos líricos Coroa de São José, Flor de Eucalipto, Blocos das Ilusões e O Bonde participam do cortejo, a convite da agremiação, assim como o Maracatu Estrela de Ouro.