A contraproposta apresentada pela Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) na noite de terça-feira (29) ao Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina) já foi aceita pelos servidores nos aeroportos do Rio (Tom Jobim), Londrina, Vitória e Congonhas (SP), Guarulhos (SP) e Confins (BH) que suspenderam a greve, iniciada à zero hora desta quarta.
Para o assessor do Sina, Jorge Antonio dos Santos, a proposta deve ser aceita pelos funcionários dos demais aeroportos, encerrando o movimento grevsita.
“Ela chega bem próximo do ideal que nós pretendíamos. Acho que vai dar para chegarmos a um acordo. Aí, a greve imediatamente é suspensa.”
Segundo o sindicalista, as assembléias dos servidores dos 12 aeroportos que aderiram à greve definem, desde as 8h30 desta quarta, o rumo das negociações.
Os aeroportuários reivindicam a renovação por mais um ano do Acordo Coletivo de Trabalho da categoria com a Infraero, que administra os aeroportos do país. Eles são os responsáveis por serviços como navegação aérea (controle do tráfego aéreo, meteorologia e informação aeronáutica), operação geral dos aeroportos e recebimento e liberação de cargas aéreas, entre outros. A greve é por tempo indeterminado.