Frente fria deve provocar queda de temperatura no Sul

A chegada de uma massa de ar frio provoca queda de temperatura hoje (27) nos três estados da Região Sul. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), pode chover no leste de Santa Catarina e no nordeste do Rio Grande do Sul.

Segundo Fernando Mendes, do serviço de meteorologia do Paraná (Simepar), até o momento, a temperatura mais baixa no estado hoje foi registrada no município de General Carneiro, 4,5 graus Celsius (ºC). O ar frio e seco que atinge o sudoeste e sul do Paraná possibilita, segundo o meteorologista, condições para formação de geadas nas próximas horas nessas regiões.

A falta de chuva nos últimos dias preocupa os produtores paranaenses de trigo – por dificultar a germinação e o desenvolvimento vegetativo. Com isso, o plantio está paralisado. Boletim do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura, mostra que o milho segunda safra, que está em fase de desenvolvimento vegetativo a início de florescência, também está sendo prejudicado pela estiagem. Não há previsão de chuvas para os próximos dias.

A expectativa de produção no Paraná para a segunda safra de milho é 7,32 milhões de toneladas, volume que supera a produção da primeira. As duas safras de milho devem totalizar um volume de 13,18 milhões de toneladas. Se a safrinha de milho for confirmada, será recorde. O Paraná poderá ter uma participação de 29,7% na produção nacional, com uma área de plantio de 1,65 milhão de hectares.