Brasília (ABr) – Operação conjunta da Receita e da Polícia Federal desarticulou ontem um esquema de fraudes contra o erário público, que funcionava nas cidades de Florianópolis e São José, em Santa Catarina. O esquema tentava fraudar a Receita Federal com declarações irregulares de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), que geravam imposto a restituir com valores médios de R$ 1,5 mil.

continua após a publicidade

Os fraudadores começaram a agir no ano passado com o envio de declarações indevidas pela internet, utilizando nomes de contribuintes de diferentes regiões fiscais, sem comunicá-los. Isso alertou o Departamento de Pesquisa e Investigação da Receita, que bloqueou as restituições, cancelou as correspondentes declarações e iniciou investigações para identificar os responsáveis.

A ação culminou com a apreensão, ontem, de centenas de cartões de crédito e bancários, além de cédulas de identidade originais, preparadas para colocação de fotos dos estelionatários envolvidos, nas duas cidades. Munidos de mandado judicial, os agentes ocuparam dois endereços que centralizavam a operação dos fraudadores e apreenderam também uma agenda completa com nomes e CPFs utilizados nas declarações falsas. As investigações identificaram duas pessoas, mãe e filho, como mentores da operação, que desviou cerca de R$ 750 mil. 

continua após a publicidade