Brasília – O fotógrafo da Reuters, Gregg Newton, despencou de uma altura de dois metros do telhado de vidro do hangar da TAM, quando registrava a chegada do candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, no aeroporto de Brasília, no começo desta tarde. O fotógrafo ficou desacordado e recebeu os primeiros socorros do médico e deputado federal Agnelo Queiroz. Lula não saiu pela porta principal da sala VIP do hangar para não tumultuar o espaço em que estava a vítima.

Em entrevista, o candidato disse que o Brasil jamais chegará a uma situação econômica como a Argentina, em resposta às críticas de seu adversário, José Serra, do PSDB. “Eu não sei o que está acontecendo com o meu adversário. Eu tenho analisado e não consigo compreender a sua linha de raciocínio. Ele conhece bem o Brasil e sabe que jamais chegaria a uma situação econômica da Argentina, porque o Brasil tem um potencial maior e uma base industrial mais sólida”, afirmou Lula.

Segundo ele, com essas colocações Serra estaria demonstrando que não acredita “na inteligência e na capacidade do povo brasileiro”. Para Lula, o tucano vai arcar com as conseqüências pelo tipo de propaganda que está fazendo usando mais o nome do candidato da oposição do que o dele. “Não sei que tipo de propaganda é essa. Mas se ele decidiu por esse caminho as pesquisas indicam que estou no caminho certo”.

Lula disse também que nestes próximos dias visitará alguns Estados em que seus aliados estarão disputando o segundo turno para os governos estaduais. Lula afirmou que se eleito não fará discriminação a governadores de outros partidos e ressalvou que está trabalhando para a eleição de governadores “honestos e éticos”. “Vamos mudar o hábito de fazer política e quero tratar os governadores com igualdade”.

Lula disse que viajará a três ou quatro Estados, citando Mato Grosso do Sul, Ceará, Amapá e Santa Catarina, onde pretende prestigiar os candidatos de oposição. “Eu acredito que seja obrigação minha visitar todos os Estados e contribuir para eleger o maior número possível de governadores”, afirmou.

À tarde, Lula fará carreata na cidade-satélite de Taguatinga. Após o evento, o petista embarcará, às 15 horas, para Macapá, onde faz comício às 18 horas. Em seguida, às 19h30, ele embarca para Belém e faz comício com a participação da dupla Zezé di Camargo e Luciano às 20h30.

continua após a publicidade

continua após a publicidade