Começa neste domingo (18), em Foz do Iguaçu (PR), o Fórum Global de Energias Renováveis, que vai reunir representantes governamentais de todo o mundo, executivos de empresas privadas, prestadoras de serviços e especialistas na área de energia. Por meio de conferências, debates e sete mesas redondas serão discutidos temas relativos s tecnologias de energias renováveis. A experiência brasileira com os biocombustíveis será apontada com um dos exemplos de oportunidade de negócios no setor energético.

continua após a publicidade

A realização do fórum foi proposta durante um encontro ministerial ibero-americano sobre segurança energética, realizado em setembro de 2006, em Motevidéu. Na ocasião, foi assinada uma declaração destacando a necessidade de aumentar a oferta e a utilização da energia renovável na América Latina e no Caribe.

A cerimônia de abertura, que acontece s 18h30, vai contar com a presença do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e do diretor-geral da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial, Kandeh Yumkella.

Ao final do encontro, será produzido um relatório resumindo os temas importantes que foram debatidos e as conclusões das mesas redondas.

continua após a publicidade

O evento vai até quarta-feira (21), quando está prevista também uma visita Usina Hidrelétrica Binacional de Itaipu.