Rio – A forte chuva que atingiu ontem a Região Metropolitana do Rio já deixou seis mortos em Niterói, entre eles uma menina de 3 anos e dois meninos de 8 e 12 anos. Segundo as primeiras informações da Defesa Civil Municipal, por conta do temporal, uma pedra do Morro dos Pires deslizou, por volta das 2h, e atingiu duas casas da Rua F, no bairro de Engenhoca, na zona norte da cidade. O Corpo de Bombeiros não divulgou os nomes das vítimas.
De acordo com as primeiras informações, dos quatro corpos encontrados, dois eram de homem, um de mulher e o outro de uma criança. Eles seriam da mesma família. As outras duas crianças desaparecidas seriam filhos do casal morto.
Conhecimento
A Prefeitura de Niterói já tinha conhecimento de que o Morro do Pires era uma área condenada e que corria risco em caso de chuva forte. Há cerca de um ano, a Prefeitura e a Defesa Civil do município retiraram 25 famílias do Morro do Pires, depois que um deslizamento destruiu várias casas no local. Em dezembro de 2001, a própria Defesa Civil já havia informado que algumas casas do morro estavam condenadas e que precisavam ser desocupadas. As afirmações foram feitas pelo coronel Adilson Alves de Souza, responsável pela Defesa Civil no município.
A Prefeitura de Niterói, no entanto, nega que tivesse conhecimento do risco. ?Infelizmente não tínhamos informação de que isso poderia acontecer. Desde 97, não existe nenhum laudo lá (na prefeitura), porque para cada reclamação que recebemos é feito um laudo?, disse Sérgio Marcoline, do departamento de Serviços Públicos.