Fornecimento de energia no País está dentro do normal

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) concluiu hoje, em reunião no Ministério de Minas e Energia, que a situação do fornecimento de energia elétrica no País está dentro da normalidade. A informação é do secretário-executivo do ministério, Márcio Zimmermann. “Estamos passando por uma boa fase”, disse o secretário. O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, disse que o País tem um “excedente” estrutural de energia. “Os projetos estão saindo, houve uma queda no consumo e, além de tudo, está chovendo”, disse Tolmasquim.

Segundo ele, a queda no consumo está sendo verificada mais entre as grandes indústrias voltadas para a exportação que, com a crise econômica, reduziram a produção e, consequentemente, o consumo de energia. Ele explicou, no entanto, que entre os consumidores residenciais e o comércio o crescimento da demanda tem sido de 6%.

O secretário Márcio Zimmermann disse que a previsão para o segundo semestre é de um cenário normal de chuvas para o Sudeste e um pouco mais elevado para o Sul por causa do fenômeno El Niño, que aquece as águas do Pacífico, provocando chuvas na região. Zimmermann informou que não houve nenhuma deliberação durante a reunião da qual participou o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.