O subsecretário de planejamento e integração operacional do Rio de Janeiro, Roberto Sá, afirmou nesta manhã que haverá uma incursão no Complexo do Alemão, no entanto, o momento da operação não está definido. Segundo ele, o foco ainda é a Vila Cruzeiro, mas não está descartada uma entrada no Alemão se a inteligência das forças policiais detectarem informações que indiquem a necessidade de agir antes.

continua após a publicidade

“É apenas uma questão de estratégia entrar no Alemão”, disse. “Não há lugar em que nossa polícia não entre, desde que tenha recursos logísticos para ultrapassar alguns obstáculos que os nossos recursos até então não permitiam”, acrescentou.

Sá informou que 800 homens do Exército vão atuar no cerco ao Complexo, para evitar que os criminosos fujam. Eles terão apoio das Polícias Militar e Civil para atividades de revista, entre outros. O subsecretário disse ainda que a prefeitura do Rio interditará alguns acessos no Complexo do Alemão e Vila Cruzeiro, sem especificar quais.

Segundo Sá, nove suspeitos presos recentemente serão transferidos para presídios de outros Estados. Ele afirmou que a transferência foi acertada entre o sistema penitenciário federal e a Justiça estadual. O subsecretário não especificou para quais unidades da federação os presos serão levados. “Nossa prioridade nesse momento é fazer com que saiam do Rio de Janeiro.”

continua após a publicidade

Tiroteio

A Polícia Civil troca tiros com traficantes no fim desta manhã no Complexo da Penha, na zona norte do Rio de Janeiro. Dois helicópteros sobrevoam o local e dão rajadas de metralhadora. Enquanto isso, dezenas de policiais civis sobem a pé a Vila Cruzeiro pelas vias principais. Tiros aparentemente partem da favela da Chatuba, onde hoje pela manhã estiveram diversas equipes da Polícia Civil.

continua após a publicidade