Rio – Dois meses após o desembarque no Rio, policiais da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) fizeram ontem a primeira grande apreensão de droga no estado: 300 quilos de maconha. Dez homens da força participavam de blitz de rotina no posto da Polícia Rodoviária Federal da Via Dutra, na Serra das Araras. Eles desconfiaram de uma Kombi com placa de São José dos Campos (SP) e descobriram o carregamento, por volta das 6h30 da manhã.

continua após a publicidade

A maconha estava escondida dentro de uma geladeira antiga. ?Pela maneira como a droga foi prensada e embalada, com certeza veio do Paraguai. São Paulo é hoje o grande entreposto do Brasil e São José dos Campos é uma rota conhecida?, declarou o titular da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) da Polícia Federal (PF), Vítor César Carvalho dos Santos, que interrogou os dois acusados de fazer o transporte.

Presos em flagrante, o pernambucano Aderson Nunes Feitosa, de 32 anos, e o mineiro Benedito Dorizete da Silva, 44, contaram ao policial que a maconha seria entregue a um intermediário na Rodoviária Novo Rio. ?Eles estacionariam num local pré-determinado e alguém viria até eles. A senha era a frase ?Nem mais gordo nem mais magro?. Os dois não estavam armados e, segundo o relato de policiais, não resistiram à prisão.

Disfarce

Os acusados guardaram a droga numa geladeira velha e usaram spray aromatizante para tentar disfarçar o forte cheiro. Inicialmente, alegaram que faziam frete de mudança. Também levavam uma televisão, que não tinha droga na parte interna.

continua após a publicidade