Brasília – O procurador-geral da República Claudio Fonteles decidiu livrar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva das investigações sobre as denúncias de pagamento de mensalão a deputados da base aliada. Fonteles não vê motivos para incluir Lula entre as autoridades que estão sendo investigadas pelo Ministério Público porque o próprio Roberto Jefferson (PTB-RJ) já eximiu o presidente. ?O presidente foi excluído pelo próprio Roberto Jefferson?, argumentou Fonteles.
Perguntado por um jornalista se ainda assim não seria o caso de o Ministério Público pedir informações ao presidente sobre as denúncias de Roberto Jefferson, Fonteles respondeu: ?Quem julga, quem investiga não é você, sou eu?.
Como parte da investigação sobre o mensalão, Fonteles disse ter encaminhado ofício na semana passada a deputados e ministros citados por Jefferson em entrevista em que denunciou o mensalão. Segundo Fonteles, o prazo para que as respostas sejam remetidas de volta ao MP termina na segunda-feira que vem. O procurador-geral disse que até agora o único ministro que já encaminhou a resposta foi Antônio Palocci, da Fazenda.