A Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros) e o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) apresentaram hoje (13), em São Paulo, o selo de qualidade que indica a eficiência de consumo e garante que os fogões e aquecedores a gás atendem às normas de segurança.
A estimativa das entidades é que o consumidor que comprar equipamentos novos dentro das especificações poderão ter uma economia de até 13% no consumo. ?Uma família consome, em média, um botijão de gás por mês. Isso significa que ela poderá economizar cerca de dois botijões por ano?, afirmou Armando Mariante, presidente do Inmetro. As fabricantes nacionais de fogão colocam cerca de 3,5 milhões de unidades por ano no mercado, de acordo com a Eletros.
Pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), do Inmetro, os fabricantes são obrigados, desde o início deste mês, a etiquetar os produtos que saem das linhas de produção. ?O comércio tem até março para se livrar do estoque de produtos sem etiqueta?, informou Mariante.