Fiscais agropecuários aceitam proposta de reajuste, mas seguem parados

Os fiscais federais agropecuários aceitaram a proposta do governo para reajuste salarial da categoria, informou a Associação Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa). A decisão foi tomada na tarde desta segunda-feira (17), depois que as associações estaduais se manifestaram sobre a proposta apresentada pelo Ministério da Agricultura, que prevê reajuste salarial de 20,3%.

No entanto, informou a Anffa, os fiscais continuarão em greve até que o governo apresente a proposta por escrito e assinada pelos ministros da Agricultura, Reinhold Stephanes, e do Planejamento, Paulo Bernardo. Só depois da apresentação do documento é que os fiscais retomarão o trabalho de fiscalização das cargas agrícolas que transitam pelos portos, aeroportos e fronteiras do País.

A carreira de fiscal tem 13 níveis de remuneração. A proposta anterior do governo era para reajuste sobre o salário básico para todos os fiscais da ativa entre 2008 (12,4%), 2009 (3,9%) e 2010 (4%), mas os fiscais pediram que o reajuste previsto para 2010 fosse antecipado para 2009 – pedido que foi aceito pelo governo. Os aposentados e pensionistas devem receber metade do reajuste. A reivindicação inicial dos fiscais era de reajuste de 45%. Os fiscais entraram em greve no dia 18 de junho, mas o movimento foi interrompido por três vezes. A última paralisação começou no dia 28 de agosto. A Anffa não tem estimativas sobre os prejuízos acumulados durante o período de greve.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo