Brasília (AE/Ag.Senado) – O cerimonial do Palácio do Planalto faz os últimos ajustes para a festa da posse do segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva,no dia 1.º de janeiro. Os cinco filhos de Lula e da primeira-dama Marisa Letícia já estão no Palácio da Alvorada, onde a família deverá passar a noite de réveillon. Lurian Lula da Silva, filha do presidente de uma relação anterior, chegou ontem de manhã ao Alvorada. A residência oficial da Granja do Torto também está preparada para receber os filhos do presidente.
A festa da posse começará às 16h de segunda-feira, quando o presidente sairá da Catedral de Brasília em direção ao Congresso num Rolls-Royce. Depois de fazer um pronunciamento e tomar posse no plenário, Lula seguirá para o Planalto. Lá, subirá a rampa, fará um discurso informal no parlatório e, em seguida, dará posse aos 34 ministros.
A equipe ministerial que vai assumir formalmente no primeiro dia de 2007 é a mesma. Por exigência da lei, todos os ministros, incluindo os que vão sair no final de janeiro, deverão assinar o livro de posse. Os ministros que estão de saída também vão posar ao lado de Lula, Marisa e do vice-presidente José Alencar para a tradicional foto de início de governo.
A posse de Lula no Congresso terá uma novidade. A pedido do próprio Lula, na chegada ao Congresso ele estará acompanhado pela esposa Marisa Letícia. Protocolarmente, as esposas do presidente e do vice-presidente da República entram sozinhas, pela chapelaria, e são acompanhadas até o plenário da Câmara, onde aguardam pela chegada dos maridos.