Rio – O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso parece estar encontrando na eleição de Severino Cavalcanti (PP-PE) para a presidência da Câmara o motivo da irritação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para "esses destemperos verbais". Fernando Henrique disse que também sofreu muita pressão e que é preciso que se preserve o respeito e a estabilidade política.

continua após a publicidade

Mais aliviado mas não menos indignado, ao ler os jornais na manhã de ontem, ele disse, ao desembarcar às 11h45 no Aeroporto Santos Dumont com sua mulher Ruth, que continua aguardando uma posição das críticas feitas ao seu governo pelo atual presidente. Mesmo considerando que possa ser um destempero verbal, Fernando Henrique está convencido de que tudo que fala acaba irritando Lula mesmo sem motivo.

Enquanto isso, o ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, encontrou-se na tarde de ontem com Lula da Silva, em São Bernardo do Campo (SP). O assunto da reunião foi a pauta do governo federal para a próxima semana, já que o ministro viaja para os Estados Unidos, onde deverá se encontrar com potenciais investidores no Brasil. De acordo com Dirceu, a crise política instalada após as declarações de Lula, de supostos casos de corrupção no governo Fernando Henrique Cardoso (FHC) envolvendo o BNDES e a privatização de companhias, não seria tema do encontro.

Na manhã de ontem, José Dirceu proferiu, em Araraquara (SP), uma palestra com o tema "O Governo Lula e o Projeto de Desenvolvimento Nacional".

continua após a publicidade