FHC deve enviar ao Senado nomes de Lula para BC

O nome do presidente e dos diretores do Banco Central do futuro governo deverão ser enviados ao Senado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso na primeira quinzena de dezembro. Foi o que ficou acertado entre ele e o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, nos últimos encontros que os dois tiveram no Palácio da Alvorada. A idéia de Lula é divulgar o nome do presidente e dos diretores do BC no seu governo junto ou muito próximo do anúncio oficial do seu ministério, o que se dará no início de dezembro.

Ao contrário dos ministros, em que a nomeação é de exclusiva competência do presidente da República, a direção do BC depende de aprovação prévia do Senado. Como os trabalhos no Congresso acabam no dia 15 de dezembro, para que os dirigentes do BC possam assumir junto com Lula, em janeiro, a indicação deles terá de ser feita pelo presidente Fernando Henrique. Por causa do prazo muito curto para a sabatina nas comissões e a aprovação dos nomes no plenário, Fernando Henrique pedirá que a mensagem com a indicação tramite em regime de urgência.

?Já está tudo certo quando à indicação dos dirigentes do BC pelo presidente Fernando Henrique?, disse hoje o deputado Aloizio Mercadante (PT-SP), eleito senador. Segundo ele, o presidente da República prontificou-se a fazer a indicação para facilitar a vida de Lula. ?É mais um ato de boa vontade do atual governo, que está facilitando a transição?, afirmou Mercadante. O nome do futuro presidente do Banco Central, porém, é um dos segredos mais bem guardados pelo PT. ?Por enquanto, se alguém sabe quem é, esse alguém é Lula?, disse Mercadante.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo